segunda-feira, 12 de março de 2012

18/março - NICODEMOS CONVERSA COM JESUS (Evangelho Jo 3,14-21)

O Evangelho de São João, nos apresenta a conversa de Jesus com Nicodemos, um fariseu que conhecia as escrituras, entretanto, não tinha ainda vivido a experiência intima do encontro com o Senhor.  Ele era representante do povo judeu, religioso ao extremo, como se diz hoje: um povo fanático obstinado que leva tudo ao pé da letra, não tem misericórdia, amor ao próximo.
Nicoldemos foi falar com Jesus a noite, pois tinha medo de ser expulso da sua religião. Nicodemos viu os milagres feitos por Jesus, e por isso creu, e disse a Jesus:
- Um homem faz estes milagres porque é vindo da parte de Deus.
E Jesus lhe disse:
- Em verdade, em verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse Nicodemos: 
- Como pode um homem nascer, sendo velho? Por ventura pode voltar ao ventre de sua mãe?
Jesus respondeu: 
- Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer de novo, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito. Não fique maravilhado se te disser: necessário é nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito Santo.
Nicodemos não entendendo; e respondeu: 
- como pode ser isso…?
Jesus respondeu: 
- Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e o que vimos: e não aceita o nosso testemunho. Olha Nicodemos, os judeus têm um coração duro para crer, se eu te falar das coisas espirituais você não ira acreditar. Os judeus esperam o Messias para governar o mundo, mas eu não sou do mundo. Eu vim para dar uma nova esperança de vida eterna celestial.
A lei de Moisés estava cheia de preceitos de homens, e muito difícil de suportar. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas que o mundo fosse salvo por Ele. Quem crê n’Ele não é condenado; mas quem não crê no nome do Unigênito Filho de Deus, já está condenado. O julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más.  Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas, quem age conforme a verdade, aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.


QUANTAS VEZES CAMINHAMOS COMO NICODEMOS, OU SEJA, CONHECEMOS AS ESCRITURAS, MAS ESTAMOS DISTANTE DE UMA NOVA EXPERIÊNCIA. QUANTAS VEZES SOMOS INCAPAZES E PEQUENOS PARA ENFRENTARMOS SITUAÇÕES DIFÍCEIS. NESSE MOMENTO PRECISAMOS TER CORAGEM E IR AO ENCONTRO DO SENHOR DA VIDA. BUSQUEMOS O SENHOR MESMO QUE SEJA NA CALADA DA NOITE, POIS A CADA CONVERSA COM ELE TEREMOS GRANDES MUDANÇAS EM NOSSA VIDA. ELE VEIO PARA NOS DAR UMA VIDA PLENA E FELIZ.

#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#_#

Evangelho Jo 3, 14-21, Nicodemos falando com Jesus
História em quadrinhos para os pequeninos entender melhor.  

RETIRADO DO BLOG: cristianedutra.blogspot.com 

--Lurdes//catequista

Um comentário:

A Paz de Jesus! Ficaremos contentes com o seu comentário!